top of page
Search
  • speakcanfonametfea

RealTerm 2.0 0.69 download, o software de terminal serial para PC



Realterm 2.0 0.69 Download: Um Terminal Serial e TCP para Engenharia e Depuração




Se você está procurando um programa de terminal poderoso e versátil para comunicação serial e TCP, você pode querer verificar o Realterm. O Realterm é um software de código aberto especialmente projetado para capturar, controlar e depurar fluxos de dados binários e outros difíceis. É ideal para desenvolvimento, engenharia reversa, registro de dados, captura e teste automático. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o Realterm 2.0 0.69, a última versão estável de junho de 2023, e como usá-lo para várias finalidades.


O que é Realterm?




Realterm é um programa de terminal serial e TCP que pode lidar com vários tipos de formatos de dados, como hexadecimal, int, float, assinado/não assinado, binário, ansi/VT100, etc. O Realterm tem um extenso suporte de automação activeX/COM para que possa ser usado como um componente serial por outros programas. Ele também possui uma rica interface de linha de comando que oferece suporte a arquivos em lote e programação de teste automático simples. Você pode encontrar mais informações sobre o Realterm em seu site oficial ou na página do SourceForge.




realterm 2.0 0.69 download




Características do Realterm




Algumas das principais características do Realterm são:


  • Suporte para portas de comunicação, portas virtuais/USB e conexões TCP/telnet.



  • Barramento I2C, SPI e suporte de controle de chip de 1 fio via dispositivo BL233B/I2C2PC.



  • Modos de exibição binários: hexadecimal, int, float, assinado/sem sinal.



  • Captura e envio de arquivos com timestamps, padrões de sincronização, gatilhos, pós-processamento, etc.



  • Interface activeX completa e controle total da linha de comando.



  • Arquivos de comando e INI para armazenar e executar comandos.



  • Use como um componente de porta serial para outros programas (Excel, OpenOffice, Matlab, Perl, Scilab, etc.)



  • Ponte entre duas portas/TCPs e modos de monitoramento usando a segunda porta de eco.



  • Normal, mini terminal, tela cheia, visualizações invisíveis (bandeja).



  • Envie atalhos de string e teclas de atalho globais.



  • CRCs e somas de verificação.



  • Suporte para desbloqueio de telefone para Samsung e outros.



Como baixar e instalar o Realterm 2.0 0.69




Para baixar o Realterm 2.0 0.69, você pode acessar a página do SourceForge e clicar no botão verde de download. Você obterá um arquivo zip chamado realterm_2.0.0.70_setup.zip que contém o arquivo de configuração realterm_2.0.0.70_setup.exe. Você também pode baixar versões anteriores da mesma página, se precisar.


Para instalar o Realterm 2.0 0.69, você precisa descompactar o arquivo zip e executar o arquivo de instalação como administrador. Você verá uma tela de boas-vindas solicitando que você escolha o idioma para o processo de instalação. Você pode escolher inglês ou qualquer outro idioma disponível. Então você verá uma tela de contrato de licença que pede para você aceitar os termos da licença BSD. Você precisa clicar na opção "Aceito o contrato" e depois clicar no botão Avançar. Então você verá uma tela que pede para você escolher o local de destino para a instalação. Você pode manter o local padrão ou navegar para outra pasta. Em seguida, você verá uma tela solicitando que você escolha a pasta do menu Iniciar para o programa. Você pode manter a pasta padrão ou criar uma nova. Em seguida, você verá uma tela solicitando que você selecione tarefas adicionais, como criar um ícone na área de trabalho ou um ícone de inicialização rápida. Você pode marcar ou desmarcar as opções que preferir. Em seguida, você verá uma tela que mostra as informações prontas para instalar. Você pode clicar no botão de instalação para iniciar o processo de instalação. A instalação levará alguns segundos e você verá uma tela informando que a instalação foi concluída. Você pode clicar no botão concluir para sair do assistente de configuração. Você também pode optar por iniciar o Realterm após a instalação.


Como usar o Realterm para comunicação serial e TCP




Realterm é uma ferramenta poderosa e versátil para comunicação serial e TCP.Você pode usá-lo para enviar e receber dados, capturar e registrar dados, controlar dispositivos, depurar protocolos, etc. Nesta seção, mostraremos como usar o Realterm para algumas tarefas básicas.


Configurando a porta e a taxa de transmissão




Para usar o Realterm para comunicação serial, você precisa conectar seu dispositivo ao computador por meio de um cabo serial ou de um adaptador USB para serial. Então você precisa abrir o Realterm e ir para a guia Porta. Aqui você pode selecionar o número da porta que corresponde ao seu dispositivo na lista suspensa. Você também pode clicar no botão espião para verificar as portas disponíveis. Em seguida, você precisa definir a taxa de transmissão que corresponda às configurações do seu dispositivo na lista suspensa. Você também pode definir outros parâmetros, como bits de dados, paridade, bits de parada, controle de fluxo, etc. na mesma guia.


Para usar o Realterm para comunicação TCP, você precisa ter uma conexão de rede entre seu computador e seu dispositivo. Então você precisa abrir o Realterm e ir para a guia Porta. Aqui você precisa selecionar TCP/IP na lista suspensa Porta. Em seguida, você precisa inserir o endereço IP e o número da porta do seu dispositivo nos campos Host/IP e Porta, respectivamente. Você também pode clicar no botão de ping para testar a conexão.


Enviando e recebendo dados




Para enviar dados do Realterm, você precisa ir para a guia Enviar. Aqui você pode digitar ou colar os dados que deseja enviar na caixa de texto grande. Você também pode carregar um arquivo que contém os dados clicando no botão abrir arquivo. Você pode escolher formatos diferentes para enviar dados, como ASCII, hex, int, float, etc. nos botões de opção abaixo da caixa de texto. Você também pode definir algumas opções, como adicionar CR/LF, enviar repetidamente, enviar com atraso etc. nas caixas de seleção abaixo dos botões de opção. Para enviar os dados, você precisa clicar no botão enviar ASCII ou enviar números, dependendo da sua escolha de formato.


Para receber os dados do Realterm, você precisa acessar a aba Display.Aqui você pode ver os dados recebidos do seu dispositivo em diferentes formatos, como ASCII, hex, int, float, etc. Você pode alternar entre diferentes formatos clicando nas guias na parte superior da área de exibição. Você também pode definir algumas opções, como quebra de linha, rolagem automática, porta de eco, etc. nas caixas de seleção abaixo das guias. Você também pode limpar a exibição clicando no botão limpar na parte inferior da área de exibição.


Capturando e registrando dados




Para capturar e registrar dados do Realterm, você precisa ir para a guia Capturar. Aqui você pode configurar um nome de arquivo e local para salvar os dados capturados clicando no botão Procurar. Você também pode escolher diferentes formatos para capturar dados, como ASCII, hex, binário, etc. nos botões de opção abaixo do campo de nome do arquivo. Você também pode definir algumas opções, como anexar a um arquivo existente, adicionar carimbos de data/hora, adicionar padrões de sincronização etc. nas caixas de seleção abaixo dos botões de opção. Para iniciar a captura de dados, você precisa clicar no botão Iniciar captura. Para interromper a captura de dados, você precisa clicar no botão Parar captura.


Usando activeX e interface de linha de comando




O Realterm possui uma interface activeX completa que permite controlá-lo a partir de outros programas, como Excel, OpenOffice, Matlab, Perl, Scilab, etc. Você pode usar o componente Realterm activeX para enviar e receber dados, definir parâmetros de porta, capturar e registrar dados etc.


O Realterm também possui uma interface de linha de comando completa que permite controlá-lo a partir de arquivos em lote ou programas simples de teste automático. Você pode usar a interface de linha de comando do Realterm para enviar e receber dados, definir parâmetros de porta, capturar e registrar dados, etc. Você pode encontrar mais informações sobre como usar a interface de linha de comando na documentação do Realterm ou na pasta de exemplos do diretório de instalação.


Como usar o Realterm para controle de barramento I2C, SPI e 1-Wire




O Realterm também pode ser usado para controle de barramento I2C, SPI e 1-Wire por meio de um dispositivo BL233B/I2C2PC. Este dispositivo é uma pequena placa que se conecta ao seu computador por meio de uma porta serial ou um adaptador USB para serial e permite que você se comunique com dispositivos I2C, SPI e 1-Wire usando comandos simples. Nesta seção, mostraremos como usar o Realterm para algumas tarefas básicas com este dispositivo.


Conectando o dispositivo BL233B/I2C2PC




Para conectar o dispositivo BL233B/I2C2PC ao seu computador, você precisa seguir estas etapas:


  • Conecte o dispositivo BL233B/I2C2PC ao seu computador por meio de um cabo serial ou um adaptador USB para serial.



  • Conecte seu dispositivo I2C, SPI ou 1-Wire ao dispositivo BL233B/I2C2PC de acordo com o diagrama de fiação.



  • Abra o Realterm e vá para a guia Porta. Selecione o número da porta que corresponde ao seu dispositivo BL233B/I2C2PC na lista suspensa. Defina a taxa de transmissão para 115200 e deixe os outros parâmetros como padrão.



  • Vá para a guia Enviar e digite "Z" na caixa de texto. Clique no botão enviar ASCII. Isso redefinirá o dispositivo BL233B/I2C2PC e exibirá sua versão de firmware na guia Exibir.



Enviando e recebendo comandos




Para enviar e receber comandos do Realterm para seu dispositivo I2C, SPI ou 1-Wire por meio do dispositivo BL233B/I2C2PC, você precisa seguir estas etapas:


  • Vá para a guia Enviar e digite seu comando em formato hexadecimal na caixa de texto. Por exemplo, se você deseja escrever 0x55 em um dispositivo I2C com endereço 0x50 no registrador 0x01, você precisa digitar "A050020155". O primeiro byte "A0" indica um comando de escrita I2C, seguido por dois bytes para endereço e número de registro, seguido por um byte para dados.



  • Clique no botão enviar números. Isso enviará seu comando para seu dispositivo I2C por meio do dispositivo BL233B/I2C2PC. Você verá o comando e a resposta na guia Exibir. A resposta começará com um "!" caractere, seguido por um byte de status, seguido por quaisquer bytes de dados.Por exemplo, se o comando de gravação foi bem-sucedido, você verá "!00" como resposta.



  • Se você deseja ler dados de um dispositivo I2C, é necessário digitar um comando de leitura em formato hexadecimal na caixa de texto. Por exemplo, se você deseja ler um byte de um dispositivo I2C com endereço 0x50 no registrador 0x01, você precisa digitar "A1500101". O primeiro byte "A1" indica um comando de leitura I2C, seguido por dois bytes para endereço e número de registro, seguido por um byte para número de bytes a serem lidos.



  • Clique no botão enviar números. Isso enviará seu comando para seu dispositivo I2C por meio do dispositivo BL233B/I2C2PC. Você verá o comando e a resposta na guia Exibir. A resposta começará com um "!" caractere, seguido por um byte de status, seguido por quaisquer bytes de dados. Por exemplo, se o comando de leitura for bem-sucedido e o byte de dados for 0x55, você verá "!0055" como resposta.



Você pode encontrar mais informações sobre os comandos e a sintaxe para comunicação I2C, SPI e 1-Wire na documentação do BL233B/I2C2PC.


Usando o modo de terminal I2C/SPI




O Realterm também possui um modo de terminal I2C/SPI especial que permite enviar e receber comandos do Realterm para seu dispositivo I2C ou SPI por meio do dispositivo BL233B/I2C2PC usando uma sintaxe mais simples. Para usar este modo, você precisa seguir estas etapas:


  • Vá para a guia Porta e clique no botão I2C/SPI. Isso abrirá uma nova janela que mostra o terminal I2C/SPI.



  • Na janela do terminal I2C/SPI, selecione o tipo de barramento (I2C ou SPI) na lista suspensa no canto superior esquerdo.



  • Digite seu comando no formato ASCII na caixa de texto na parte inferior da janela. Por exemplo, se você deseja escrever 0x55 em um dispositivo I2C com endereço 0x50 no registrador 0x01, você precisa digitar "w 50 01 55". O primeiro caractere "w" indica um comando de gravação, seguido por um espaço, seguido por três números hexadecimais para endereço, registro e dados.



  • Pressione enter ou clique no botão enviar. Isso enviará seu comando para seu dispositivo I2C por meio do dispositivo BL233B/I2C2PC.Você verá o comando e a resposta na área de exibição da janela. A resposta começará com um caractere ">", seguido por um byte de status, seguido por quaisquer bytes de dados. Por exemplo, se o comando de gravação foi bem-sucedido, você verá ">00" como resposta.



  • Se você deseja ler dados de um dispositivo I2C, é necessário digitar um comando de leitura no formato ASCII na caixa de texto na parte inferior da janela. Por exemplo, se você deseja ler um byte de um dispositivo I2C com endereço 0x50 no registrador 0x01, você precisa digitar "r 50 01 1". O primeiro caractere "r" indica um comando de leitura, seguido por um espaço, seguido por três números hexadecimais para endereço, registro e número de bytes a serem lidos.



  • Pressione enter ou clique no botão enviar. Isso enviará seu comando para seu dispositivo I2C por meio do dispositivo BL233B/I2C2PC. Você verá o comando e a resposta na área de exibição da janela. A resposta começará com um caractere ">", seguido por um byte de status, seguido por quaisquer bytes de dados. Por exemplo, se o comando de leitura for bem-sucedido e o byte de dados for 0x55, você verá ">0055" como resposta.



Você pode encontrar mais informações sobre o modo de terminal I2C/SPI na documentação do Realterm ou na pasta de exemplos do diretório de instalação.


Conclusão




Realterm é um programa de terminal serial e TCP que pode lidar com vários tipos de formatos de dados e protocolos de comunicação. Ele é especialmente projetado para capturar, controlar e depurar fluxos de dados binários e outros difíceis. É ideal para desenvolvimento, engenharia reversa, registro de dados, captura e teste automático. Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o Realterm 2.0 0.69, a versão estável mais recente em junho de 2023, e como usá-lo para comunicação serial e TCP, bem como para controle de barramento I2C, SPI e 1-Wire por meio de um dispositivo BL233B/I2C2PC. Esperamos que você tenha achado este artigo útil e informativo.


Resumo dos principais pontos





  • O Realterm é um software de código aberto especialmente projetado para capturar, controlar e depurar fluxos de dados binários e outros difíceis.



  • O Realterm pode lidar com vários tipos de formatos de dados e protocolos de comunicação, como portas de comunicação, portas virtuais/USB, TCP/IP, telnet, I2C, SPI e 1-Wire.



  • O Realterm tem um extenso suporte de automação activeX/COM e uma rica interface de linha de comando que permite que ele seja usado como um componente serial por outros programas ou para programação de teste automático simples.



  • Realterm pode ser baixado e instalado a partir de sua página SourceForge. A última versão estável é Realterm 2.0 0.69 em junho de 2023.



  • O Realterm pode ser usado para comunicação serial e TCP, configurando os parâmetros de porta e taxa de transmissão, enviando e recebendo dados em diferentes formatos, capturando e registrando dados com várias opções, etc.



  • O Realterm também pode ser usado para controle de barramento I2C, SPI e 1-Wire por meio de um dispositivo BL233B/I2C2PC que se conecta ao seu computador por meio de uma porta serial ou de um adaptador USB para serial. Você pode enviar e receber comandos usando sintaxe hexadecimal ou ASCII no modo normal ou terminal.



perguntas frequentes





  • Quais são os requisitos do sistema para o Realterm?



O Realterm pode ser executado no Windows XP/Vista/7/8/10 ou versões posteriores. Requer uma porta serial ou um adaptador USB para serial para comunicação serial. Também requer uma conexão de rede para comunicação TCP. Não requer nenhum hardware ou software especial para comunicação I2C/SPI/1-Wire se você usar um dispositivo BL233B/I2C2PC.


  • O uso do Realterm é gratuito?



Sim, o uso do Realterm é gratuito para fins pessoais ou comerciais. Ele é licenciado sob a licença BSD, que permite modificá-lo e distribuí-lo, desde que você mantenha o aviso de licença original.


  • Onde posso encontrar mais informações sobre a Realterm?



Você pode encontrar mais informações sobre o Realterm em seu site oficial ou na página do SourceForge. Você também pode encontrar a documentação e os exemplos no diretório de instalação do Realterm.


  • Como posso relatar bugs ou solicitar recursos para o Realterm?



Você pode relatar bugs ou solicitar recursos para o Realterm em sua página do SourceForge. Você também pode entrar em contato com os desenvolvedores por e-mail em realterm@lists.sourceforge.net.


  • Existem alternativas ao Realterm?



Existem muitos outros programas de terminal que podem ser usados para comunicação serial e TCP. Alguns deles são PuTTY, Tera Term, HyperTerminal, etc. No entanto, o Realterm possui alguns recursos exclusivos que o destacam de outros programas de terminal, como suporte para controle de barramento I2C, SPI e 1-Wire, seu activeX e interface de linha de comando, seus modos de exibição binária, suas opções de captura e registro etc. 0517a86e26


2 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page